domingo, 16 de setembro de 2012

Folhas de marmeleiro: Um poderoso chá antioxidante

As folhas de marmeleiro têm sido aplicadas, após decocção ou em infusão, na medicina tradicional pelas suas propriedades sedativas, antipiréticas, anti – diarreicas e antitussivas e para o tratamento de doenças de pele. 

Contudo, o crescente interesse em plantas comestíveis como fonte natural de antioxidantes tem levado a um aumento do estudo dos compostos fenólicos e ácidos orgâncicos nas folhas de marmeleiro. E imensos compostos antioxidantes têm sido identificados na polpa do fruto, sementes e folhas de marmeleiro. 

Recentemente, foi reportado que o conteúdo em compostos fenólicos das folhas de marmeleiro é bastante superior ao encontrado na polpa, pele e sementes do marmelo. Este maior conteúdo em compostos antioxidantes das folhas é explicável pelo facto destes compostos fenólicos actuarem como filtros UV, protegendo as células das folhas, como os cloroplastos, das radiações UV. 

Esta descoberta torna as folhas de marmeleiro mais interessante em termos de compostos benéficos para a saúde. Além disso, as folhas apresentam menor custo e encontram-se bastante mais disponíveis. 

Entre Junho e Agosto parece ser a melhor altura para colher as folhas de marmeleiro para a preparação de infusões e decocções, dado que segundo estudos o conteúdo em ácidos orgânicos é superior. 

Recentemente foi elaborado um estudo em que se comparou o poder antioxidante da folha de marmeleiro com o poder antioxidante do chá verde. E verificou-se que o poder antioxidante das folhas de marmeleiro é similar ao do chá verde. 

Apesar de serem necessários mais estudos para comprovar a eficácia em termos de poder antioxidante das folhas de marmeleiro, dada a disponibilidade de marmeleiros em Portugal, um chá ou decocção de folhas de marmeleiro pode ser uma boa opção ao chá verde a quem procura a ingestão de chás ricos em antioxidantes.

Ácidos orgânciso presentes na folha e fruto do marmeleiro
Fenóis presentes na folha e fruto do marmeleiro
Bibliografia:
Oliveira, A. P., Pereira, J. A., Andrade, P. B., Valentão, Seabra, R. M., Silva, B. M., 2008. Organic acids composition of Cydonia oblonga Miller leaf. Food Chemistry 111, 393–399. 

Oliveira, A. P., Costa, R. M., Magalhães, A. S., Pereira, J. A., Carvalho, M., Valentão, P., Andrade, P. B., Silva, B. M., 2012. Targeted metabolites and biological activities of Cydonia oblonga Miller leaves. Food Research International 46, 496–504. 

Rossana M. Costa, R. M., Magalhães, A. S., Pereira, J. A., Andrade, P. B., Valentão, P., Carvalho, M., Silva, B. M., 2009. Evaluation of free radical-scavenging and antihemolytic activities of quince (Cydonia oblonga) leaf: A comparative study with green tea (Camellia sinensis). Food and Chemical Toxicology 47, 860–865.

3 comentários:

  1. Confirmo que o chá de folhas de marmeleiro é poderosíssimo contra a diarreia. Ainda há uma semana atrás isso foi comprovado por uma amiga a quem dei as folhas e aconselhei a tomar. Foi remédio santo. :-)

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos, informamos que vendemos as famosas "FOLHAS DE MARMELEIRO (Cydonia vulgaris Pers.)", basta visitar o nosso site em www.chasdomundo.pt ou contactar-nos via chat ou telefone para o +351244100115

    ResponderEliminar