segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tema do Mês de Setembro: ante-estreia :)

"Sustentabilidade: Frutas de Outono"


No mês de Setembro começa o Outono e muitas frutas de época encontram-se disponíveis em maior abundância nos quintais de muitas aldeias e nas prateleiras dos hipermercados. 

Tendo em conta a importância da "Sustentabilidade" não só em termos de conservação e preservação do meio ambientes, mas como grande tendência do mercado alimentar e estratégia de marketing de muitas empresas.

"A sustentabilidade é um termo adotado por muitos setores da sociedade como uma meta a ser cumprida para os próximos anos. A isso se deu o nome de desenvolvimento sustentável, que visa o crescimento humano capaz de suprir as necessidades da atual geração, sem que esse desenvolvimento acabe com os recursos das gerações futuras"



Respeitar a sazonalidade das frutas é uma medida que  visa um desenvolvimento sustentável. O consumo de alimentos fora de época leva a mais cuidados no cultivo, mais aplicação de produtos químicos e embalagens mais elaboradas para proteger esses alimentos, que tendem a ser delicados. 

Além disso, alguns produtos consumidos fora de época  são trazidos de outros locais e países, levando ao gasto de combustíveis fósseis. Portanto, consumindo frutas ou outros produtos fora de época favorece-se o uso de produtos químicos e/ou a emissão de gases poluentes. 

O consumo de frutas da época permite ainda auxiliar os pequenos produtores locais a tornarem-se competitivos, mesmo aqueles que oferecem alimentos orgânicos.

As grandes empresas têm também investido nesta estratégia, pelo que cada vez é mais comum produtos que são lançados com sabores de frutas da época e que utilizam produtos biológicos na sua formulação.

Aqui fica um "cheirinho" do tema que vai ser desenvolvido no mês de Setembro!!!


Kiss kiss :)

Sem comentários:

Enviar um comentário